DESCRIÇÃO:
Atirador de Elite - Marine Sharpshooter tenta renovar os jogos de primeira pessoa com uma idéia interessante. O game desenvolvido Groove e pela JarHead Games e distribuído no Brasil pela PC Home coloca o jogador no papel de um soldado especializado em tiros de longa distância.
Ou seja, na posse de um lento rifle de precisão, não dá para sair atirando para todos os lados como em uma partida de Quake 3. É preciso pensar bem os movimentos e planejar os ataques. Porém, não se trata de um exército de um homem só. O jogador vai contar com o auxílio de um observador, que vai acompanhá-lo em todas as missões.
O observador funciona como os olhos e os ouvidos do atirador de elite no campo de batalha. Ele ajuda o jogador a localizar os alvos das missões. Além disso, ele informa quando há uma atualização dos objetivos de cada fase. Basicamente, ele obedece a dois comandos do jogador: "cessar-fogo" ou "seguir e atirar".
A figura do observador é uma das grandes alterações estratégicas de Atirador de Elite - Marine Sharpshooter. Ele é essencial para conseguir avançar no game. De posse de uma metralhadora é capaz de fazer um estrago considerável nos inimigos. O problema é que ele não pode fazer o serviço todo sozinho. Pior ainda, se ele morrer a missão fracassa.
Portanto, na medida do possível, o jogador precisa completar os objetivos e impedir que seu observador seja morto. Como enfrentar um exército está longe de ser uma tarefa simples, os inimigos colocam armadilhas como bombas e minas terrestres.
Na verdade, o problema de Atirador de Elite - Marine Sharpshooter está justamente na não-realização de sua promessa inicial. Em tese, o jogo deveria se concentrar mais na idéia de escolher locais estratégicos para eliminar seus adversários sorrateiramente. O problema é que, em determinados momentos, o mais fácil é sair atirando com a pistola e abrindo caminho na marra.
Por isso é que o game dá a nítida impressão de uma boa idéia mal-aproveitada. É realmente divertido sair atirando e invadir o terreno inimigo sem muitas sutilezas. O problema é que isto vai contra a premissa do jogo. E como a inteligência artificial do observador não é lá essas coisas, o jogador vai ter de usar deste recurso várias vezes, se quiser manter o seu companheiro vivo.
Os inimigos também estão longe de possuírem uma inteligência artificial digna de nota. Basicamente rolam para o lado para evitar os tiros e é só. No quesito gráfico Atirador de Elite - Marine Sharpshooter não decepciona. O jogo cumpre o seu papel e consegue uma boa dose de imersão.
Quanto ao som o destaque fica para a voz do observador que muda durante as batalhas e as missões. Ele fica nervoso em uma situação de perigo e feliz ao término de mais uma missão. A trilha sonora é um pouco repetitiva e pode acabar irritando o jogador.
No fim das contas, Atirador de Elite - Marine Sharpshooter é um bom jogo para quem curte o gênero FPS (first person shooter). Porém, a idéia, o conceito de um game baseado em tiros à longa distância e no uso mortal de um rifle de precisão merece um desenvolvimento melhor. Mas quem procura por um sopro de renovação no gênero não vai ficar decepcionado.
INFORMAÇÕES BASICAS: